Como uma casa inteligente ajuda a prevenir incêndios domésticos

Como uma casa inteligente ajuda a prevenir incêndios domésticos
Como uma casa inteligente ajuda a prevenir incêndios domésticos

Prevenir é Melhor que Remediar! Certamente, este ditado é adequado a incontáveis situações no cotidiano das pessoas. Pior ainda é quando pode ser aplicado a questões nada agradáveis. Podemos citar, nesse caso, roubos, alagamentos, curtos-circuitos e outros imprevistos que podem causar grandes dores de cabeça, além de perdas financeiras e até mesmo de valor emocional. Uma das principais ocorrências, são também os incêndios domésticos, e é sobre ele que iremos discutir hoje.

Como se previnir de incêndios domésticos

Os incêndios domésticos ocorrem por diversas causas e podem destruir boa parte dos bens materiais que estão dentro da residência. As coisas ficam ainda mais complicadas quando o incêndio se alastra pela própria estrutura física dela, tornando sua permanência na casa bastante perigosa. Sua ocorrência pode  causar uma reação em cadeia, com fogo alastrado pela casa inteira, destruindo o que estiver pela frente. Os danos ocorridos por incêndios são grandes e, geralmente, muito caros de serem restituídos. Afinal de contas, não é nada barato reconstituir uma casa com danos estruturais.

Entre as causas mais frequentes de se iniciarem essas situações, podemos citar:

  • vazamentos de gás de cozinha
  • chama exposta
  • centelha ou faísca
  • problemas de curto-circuito, excesso de carga e outros devido a eletricidade.

Existe também a possibilidade desses incêndios se iniciarem de forma natural. Entretanto, quando se age no início da causa do problema, ou até mesmo quando ele ainda está nos seus primeiros momentos, a chance de se ter enormes perdas são diminuídas.

Como uma casa inteligente te ajuda na prevenção desses incidentes

Como falamos acima, prevenir é sempre o melhor caminho. Nesse contexto, hoje é possível saber se tem algo de errado com a sua casa, mesmo você não estando presente nela, de uma forma simples e econômica! E tudo isso é possível através de uma casa inteligente. Um dos seus principais pontos dentro dessas casas é que, praticamente tudo, pode ser conectado à internet.

Uma simples Lâmpada da garagem de um prédio pode ser programada para acender-se à noite, próximo ao horário em que você chega em casa do trabalho. Isso facilita muito o momento de estacionar seu carro na garagem. Para minimizar as situações de incêndio, basta criar um sistema de anti-incêndio. Com dispositivos como sensores de fumaça e de gás, associados a sirene e luzes, você pode ser informado de onde estiver e agir no início do incêndio ou até mesmo evitar que ele ocorra.

Cuidar da sua casa pode ser simples

Hoje, temos disponíveis na nossa loja produtos que podem te ajudar nisso. Com um Gateway IoT somado ao Sensor de Temperatura e Umidade, por exemplo, se a temperatura de um local estiver acima elevada, você recebe o alerta e já pode tomar as medidas necessárias de forma rápida e segura. Além disso, outros produtos podem ser usados para funcionar como uma central de alarme de incêndio com conexão remota. No constante desenvolvimento da tecnologia, acreditamos que em breve estarão disponíveis sensores de gás e de fumaça e muitos outros, que podem ser integrados a esse sistema.

As opções de dispositivos conectados à internet para auxiliar no monitoramento de residências e situações focado na prevenção de acidentes e desastres são inúmeras. Com o avanço da internet das coisas tendem a crescer, é a tecnologia mudando o modo como cuidamos do nosso lar.

Bem-vindo ao mundo das casas inteligentes!

Por isso, para ficar por dentro das novidades do mundo IoT, curta nossa página no Facebook, nos siga no Instagram  e LinkedIn e assista aos nossos vídeos no YouTube.