A qualidade do ar pode ter grande influência na sua saúde, porque, atualmente, ar puro é ainda mais sinônimo de saúde e bem estar. Entretanto, ouvimos sempre sobre os malefícios que as partículas de poeira e poluição trazem a nossa saúde. Porém é importante nos preocupar também com a qualidade do ar em ambientes fechados.
É completamente inaceitável estar em um ambiente com uma precária qualidade de ar, nos dias de hoje. Tendo em vista que isso pode provocar varias complicações para a saúde, indo desde o ressecamento da pele e das vias respiratórias, até desencadear graves alergias e pneumonia.
Reconhecer e prever os efeitos na saúde das mudanças na qualidade do ar é fundamental. Além disso, em tempos de pandemia, alguns estudos também indicam que umidade do ar pode ser uma das armas no combate ao coronavírus, visto que em espaços com a umidade elevada, as partículas do vírus podem encontrar mais barreiras para sua propagação.
Um ar de qualidade
O ar de baixa qualidade pode ser um problema para a saúde devido à falta de controle de ventilação e umidade. Em casa, a qualidade do ar fica ainda mais comprometida se você o compartilhar com animais de estimação ou fumantes.
O controle da temperatura também é fundamental. Existe um sistema de medida que hierarquiza as necessidades humanas chamado “a pirâmide de Maslow”. Na base dessa pirâmide, são encontradas as necessidades fisiológicas do ser humano, como o sono, a alimentação, a água e a respiração. Dessa forma, se não há o controle da temperatura em um ambiente, essa certamente irá prejudicar a saúde das pessoas.
Quando a temperatura está elevada, há queda na pressão arterial e as pessoas ficam sonolentas, além de se cansarem mais facilmente. Em compensação, se a temperatura estiver muito baixa, isso pode afetar a imunidade e aumentar as chances de se contrair gripes e resfriados, além da pele e dos olhos ficam ressecados. Então o equilíbrio com a temperatura é imprescindível.
É possível controlar a qualidade do ar?
Casas inteligentes oferecem soluções com relação aos impactos negativos da má qualidade do ar. A avançada tecnologia abre um grande potencial para garantir conforto e saúde aos habitantes.
Usando a moderna tecnologia de sensores, agora é possível medir online os parâmetros climáticos. A qualidade do ar agora é a ser levada mais a sério como aspecto da tecnologia do lar inteligente, priorizando a saúde.
A tecnologia doméstica inteligente pode ser aplicada principalmente de duas maneiras: para garantir a segurança, a saúde e o conforto das pessoas, além de facilitar as operações domésticas, especialmente para reduzir os custos de energia (por exemplo, persianas, ventilação, eletrodomésticos controlados automaticamente) e ajudar as pessoas idosas e deficientes com a tecnologia de sensores inteligentes a permanecerem independentes em sua própria casa ou apartamento o maior tempo possível.
No que diz respeito às aplicações em saúde, é importante considerar que as tecnologias de sensores não devem substituir os cuidados humanos. A ideia é que as soluções tecnológicas venham para complementar e apoiar os tratamentos e sistemas de saúde sem distrair ou atrair a atenção.
Dispositivos inteligentes podem te ajudar a garantir um ar de qualidade na sua casa
Pensando nisso, a Pixel TI continua desenvolvendo soluções que garantem maior conforto e saúde para as pessoas, como o Sensor de Temperatura e Umidade, o Smart Plug e o Smart Plug Plus. Com eles, você vai poder medir e controlar a temperatura e a umidade de qualquer ambiente. Combinado ao Smart Plug, pode ligar um umidificador ou um purificador de ar de acordo com as condições do ambiente e poderá controlar o ar automaticamente, sem desperdício de tempo. Combinado ao Smart Plug Plus, você vai poder ligar aquecedores elétricos, bem como alguns modelos de ar condicionado, e com isso, controlar a temperatura do seu ambiente. Todos esses produtos você encontra disponíveis na nossa loja.
Experimente o futuro!
E não para por aí! Ainda virão mais soluções visando trazer conforto, comodidade e saúde para as pessoas. Curta nossa página do Facebook, venha nos seguir no Instagram e LinkedIn, e assista aos nossos vídeos no YouTube.