como automatizar minha residência
Imagem de um celular na mão de um pessoa que está controlando automações em sua casa. Apresenta os dizeres como automatizar minha residência.

A automação residencial está cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Estima-se que, aproximadamente, apenas 1% das residências do país sejam totalmente automatizadas. E nos últimos anos, cada vez mais pessoas passaram a adotar novas tecnologias para casa, na busca por facilitar o seu dia a dia. Acender luzes com comando de voz, ativar os eletrodomésticos em um só clique e ter um robô que faz a limpeza já são realidades possíveis numa casa automatizada. É possível começar a automação residencial de uma forma bem prática e seguindo alguns passos básicos. Por isso, montamos esse artigo completo para conseguirmos te responder: como automatizar minha residência?

É fácil automatizar minha casa com o sistema e-Comfort?

Com a linha e-Comfort da Pixel TI, você pode deixar a sua casa conectada e, mais do que isso, inteligente. O e-Comfort foi desenvolvido com base no conceito de Internet Das Coisas (IoT), que utiliza a tecnologia para conectar a sua casa e transformar todo o seu ambiente em um universo repleto de praticidade, conforto, segurança e economia. Por isso, a linha possui diversos produtos para automatizar uma casa, que podem ser divididos em duas categorias de dispositivos: Dinâmicos e ZigBee.

Os produtos Dinâmicos operam inicialmente em Bluetooth e permitem ter um contato inicial com o que uma casa conectada pode oferecer. Na verdade, são produtos que você pode enviar os comandos através do seu celular, mas que ficam limitados a distância de conexão. Nesse caso, não são necessários outros produtos para o seu funcionamento. Mas a medida que você quiser expandir a sua experiência, basta aumentar a quantidade de produtos até conectar toda a sua casa. O melhor é que, quando você quiser ir além, é só migrar todos os dispositivos dinâmicos para um Gateway e conhecer todos os benefícios de uma casa inteligente.

Os dispositivos ZigBee oferecem uma experiência mais profunda, a de uma casa inteligente e autônoma. Assim, eles permitem que a sua casa execute algumas ações sozinha através de regras e cenas, dependendo do que acontece dentro dela. Por isso é necessário usar um Gateway, o dispositivo central que comunica e gerencia todos os dispositivos da sua casa.

Agora que já conhece um pouco mais sobre a nossa linha, vamos aos passos para você entender como automatizar sua residência.

1) Tenha um Gateway IoT

Para que tudo aconteça e sua casa se torne inteligente de uma maneira realmente incrível é necessário um Gateway IoT, o famoso Hub Inteligente. Mas o que ele faz?

O Gateway IoT é o dispositivo central que realiza toda a ação na sua casa. É ele que comunica e gerencia todos os dispositivos que serão responsáveis por diferentes funcionalidades e pelos comandos realizados no aplicativo e-Comfort. Por isso, o Gateway IoT é muito importante! Vamos mostrar os benefícios de usá-lo:

Privacidade

O Gateway IoT cria uma rede privada para os seus dispositivos, no caso, uma rede com comunicação ZigBee. O ZigBee é um protocolo de comunicação como o Bluetooth, o Wi-Fi, destinado a aplicações de Internet das Coisas, pois seu pacote de dados é pequeno. Graças a esse protocolo é possível existir dispositivos sem o e com baixo consumo de energia, ou seja, com bateria, como nossos sensores.

Consumo de banda mínimo

Com o Gateway você evita um elevado consumo de banda de internet, pois como seus dispositivos estão conectados por uma rede ZigBee, o único dispositivo que ficará conectado à internet é o próprio Gateway. Imagina uma casa com sensores, lâmpadas e tomadas inteligentes mais celulares, notebooks, tablets e TV’s conectadas? Sim, sem o Gateway IoT a sua internet pode ficar com a velocidade reduzida.

Estabilidade

O Gateway IoT conta com funcionamento off-line, ou seja, os dispositivos continuam operando mesmo com ausência de internet através do modo local. Isso permite que você tenha algumas definições de seus dispositivos mantidas em casos de problemas com a internet.

Velocidade

O Gateway IoT possui comunicação em rede mesh, que promove a melhor rota de dados para troca de informações entre o Gateway e dispositivos. Isso garante uma resposta rápida ao seu sistema de automação, além de permitir a conexão de mais de cem dispositivos no espaço amplo de uma casa e, detalhe, todos funcionando com muita rapidez.

Segurança

Quando o usuário manda um comando a um dispositivo por um celular, o comando é enviado para a nuvem Pixel que informa o Gateway IoT. O Gateway envia esse comando ao dispositivo. Todas as mensagens são criptografadas o que garante ainda mais segurança para o seu sistema de automação.

A instalação do Gateway IoT é muito simples, sendo necessário apenas ligá-lo na tomada, conectar o cabo de rede e cadastrá-lo através do QR-Code. Mas antes disso é necessário baixar o aplicativo e-Comfort e criar a sua conta. O aplicativo está disponível na Apple Store, Play Store e também na nossa plataforma https://ecomfort.com.br.

2) Mapeie as funcionalidades que você mais precisa

Para que tudo se torne realidade, você deve agora espalhar alguns dispositivos pela sua casa. Mas antes você precisa ter em mente o que deseja fazer e automatizar. Por exemplo: entrar em casa sem a necessidade de chaves e com apenas um toque no meu celular. Apagar as luzes da sala de TV quando for assistir um filme sem sair do sofá. Mas é possível fazer isso? Sim! Isso e muito mais. Você só precisa dos dispositivos, cujas funções correspondem ao que deseja fazer.

Olha só como fica uma residência totalmente automatizada!

Automação residencial na prática

Para conhecer nossos dispositivos é só navegar na página de produtos do nosso site.

3) Faça a instalação desses produtos

Após decidir o que deseja fazer e com os produtos escolhidos em mãos, a transformação do seu ambiente está a um passo de começar!

Agora que você já tem tudo para transformar sua casa, basta instalar os produtos nos locais e equipamentos eletrônicos escolhidos. Para que assim, possa criar regras e cenários que correspondem ao que deseja fazer. A instalação dos dispositivos é bem simples. Para alguns só precisa retirar o lacre ou conectar o dispositivo na tomada. Depois, basta clicar no ícone “+” no aplicativo e-Comfort.

Feito isso, vai aparecer um card referente ao dispositivo na tela do seu aplicativo, indicando que o dispositivo foi conectado na rede. Para ligá-lo basta clicar no card que deve ficar branco.

4) Crie Regras

Através do status de um dispositivo é possível acionar outros dispositivos. Por exemplo: criar uma regra para vigiar sua casa e que dispare a Sirene quando o Sensor de Presença detectar presença ou o Sensor de Abertura e Fechamento detectar uma porta ou janela aberta. A regra é perfeita para criar ações que combinam o funcionamento de vários dispositivos. Para criar a regra ou cenário, basta acessar as suas abas no aplicativo e-Comfort, clicar em “+” e selecionar os dispositivos que farão parte da sua cena e o que cada um irá fazer.

5) Estabeleça seus Cenários

Com o cenário é possível acionar todos os dispositivos com apenas um toque. Por exemplo: Você pode criar um cenário que, quando acionado, baixa a luminosidade de todas as Lâmpadas para 10% e aciona o Smart Plug para ligar sua TV. O cenário é ideal para controlar e mudar as características de vários dispositivos ao mesmo tempo. Mas assim que algo for alterado, como alterar a cor ou a luminosidade de alguma dessas Lâmpadas, o cenário será desfeito.

Outra vantagem de criar cenários, é garantir o funcionamento de dispositivos quando se usar um assistente de voz. Nesse caos, você vai garantir a realização de seus comandos quando pedir para o assistente executar uma cena e não apenas solicitar um acionamento. Isso ocorre porque para o sistema e-Comfort executar uma cena, ele envia muitos pacotes de comando para garantir essa execução, ao contrário de uma solicitação de acionamento de uma lâmpada, por exemplo, que ao ser conectada em um assistente com ZigBee integrado, receberá apenas um pacote de comando, que pode se perder e não ter a sua funcionalidade executada. Por isso, sempre utilize um cenário para acionar algum dispositivo que você irá ligar ou desligar por comando de voz.

6) Realize a integração com assistente de voz

Com todos os seus dispositivos instalados, você poderá também controlá-los por comando de voz através da integração com a Alexa e skill e-Comfort. O uso do Gateway neste caso é o mais recomendado para que você tenha uma experiência ainda melhor, pois quando você faz a integração com o Gateway automaticamente a Alexa reconhece todo o seu sistema permitindo que você o controle por comando de voz.

A integração com a Alexa é fácil e rápida de ser feita. Primeiramente você deverá entrar no aplicativo da Amazon e clicar nos três pontinhos no canto direito inferior, entrar em skill jogos, e pesquisar pela skill e-Comfort, clicar e ativar para uso. Caso você queira conhecer o passo a passo dessa integração, acesse o nosso eBook de Integração com a Alexa.

Logo após isso, ela vai pedir o seu usuário e a senha da sua conta e-Comfort. Após logar, você deverá selecionar o Gateway que irá querer vincular. Feita a integração você poderá iniciar a detecção dos seus dispositivos que leva em média 45 segundos. A Alexa irá puxar os seus dispositivos com os nomes adicionados na instalação. No caso de novos dispositivos, regras ou cenas criadas, automaticamente a Alexa irá reconhece-los.

Por exemplo: você pode criar um cenário cinema para quando quiser ver um filme ou assistir a sua série favorita. Basta solicitar a Alexa: ‘’ Alexa, ativar cenário cinema!’’ Seu ambiente estará pronto em segundos para você desfrutar da sua hora de lazer.

Esse e outros comandos por voz poderão serem feitos por você de acordo com seu sistema e a sua necessidade.

Conte com a Pixel

Alguma dúvida sobre o assunto? Aproveite ao máximo o que uma casa inteligente pode oferecer.

Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais como o Facebook, Instagram e LinkedIn para mais conteúdos que o ajudem diariamente!