Já imaginou a praticidade de se ter uma casa inteligente? Pense em uma casa em que as portas se abrem quando você chega de carro. A geladeira envia uma mensagem de texto ao morador com uma lista de itens que precisam ser comprados. Cortinas se abrem ou se fecham automaticamente de acordo com a luz natural. O retorno do investimento em uma casa inteligente pode ser mais rápido do que você imagina, sem falar do conforto, praticidade, segurança que ela irá trazer para o seu dia a dia.
Segundo a Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), cerca de 300 mil residências em todo o Brasil possuem algum tipo de automação. Esse número deverá crescer cada vez mais, aumentando assim, a quantidade de casas com dispositivos conectados.
O avanço das tecnologias de automação transforma em realidade o sonho de muita gente de ter um apartamento ou uma casa inteligente. A automação residencial permite controlar praticamente tudo dentro do imóvel remotamente por meio de smartphones.
Tecnologia em todas as situações
As vantagens de se morar em uma casa inteligente vão desde o conforto de não precisar levantar para ligar ou desligar um eletrodoméstico, até questões de segurança. Por exemplo, como saber quem entrou e saiu do imóvel ou garantir que ele esteja protegido durante a sua viagem de férias.
A internet das coisas é uma realidade presente no nosso dia a dia. Hoje é possível acender, apagar, criar ambientes com as luzes de sua casa de qualquer lugar do mundo. Usando o smartphone, pode-se, ao mesmo tempo, acender as luzes ao detectar que o carro se aproxima, ou detectar que uma janela está aberta. Também é possível desligar o gás quando não tiver ninguém em casa ou quando ocorrer um vazamento. E até programar a intensidade da luz em cada ambiente, a cor e quais pontos estarão iluminados, criando cenários para momentos específicos.
O controle da sua casa no seu smartphone
Controlar e programar equipamentos da casa à distância, como cenários de iluminação, eletrodomésticos, cortinas e ar-condicionado, não é mais novidade. Mas a chegada dos smartphones e tablets causou uma revolução ao permitir a convergência de todos os controles num único aparelho portátil e móvel.
É fácil assim: imagine um pai que está há mais de 2 mil quilômetros de distância do seu lar. Se desconfiar que o filho resolveu assistir a um filme em vez de estudar, pode desligar a TV com um toque na tela do celular. Ou checar, acionando as câmeras de segurança, a situação em volta de sua casa. “Durante muito tempo, pensou-se nessa tecnologia como algo chique, para fazer inveja aos vizinhos, mas hoje ela se mostra inclusiva e democrática”, diz Gabriel Peixoto, professor no curso de Telecomunicação da PUC-MG.
A integração permite que todos os sistemas conversem e que o usuário, de onde quer que esteja, apenas com o celular, controle toda casa. Deixou a luz acessa? Essa é uma alternativa para que o morador não deixe aparelhos ligados quando sair. Além do conforto, irá gerar economia de energia, uma vez que estarão ligados apenas os aparelhos necessários.
A solução está mais perto do que você imagina
Todas as possibilidades de automação de uma casa são reais e cabem no bolso de mais pessoas a cada dia. A Pixel TI, empresa com sede em Santa Rita do Sapucaí (MG), buscou desenvolver essa tecnologia aqui, no nosso país. Os produtos são inovadores, com tecnologia de ponta e além de não consumirem os dados da internet, ainda respondem de forma rápida aos comandos.
É muito provável que você tenha um smartphone em suas mãos. Que tal automatizar sua casa agora?
Experimente o futuro!
Para ficar por dentro das novidades do mundo IoT, curta nossa página no Facebook, nos siga no Instagram e LinkedIn e assista aos nossos vídeos no YouTube.