As lâmpadas inteligentes podem ter uma grande influência no seu bem estar, ainda mais quando possibilitam iluminar seus ambientes com diversas cores. Hoje, o que a maioria dos seres vivos procura é bem estar, tanto que ele já até virou tema de programa de TV. Além disso, a cada dia surgem mais e mais produtos e serviços na busca deste bem tão precioso.
As últimas décadas foram de grandes evoluções tecnológicas. Até o final do século XX, poucas pessoas possuíam telefones em suas residências. Com o passar dos anos, a telefonia se popularizou e, então, surgiu o celular. Logo em seguida veio a popularização do acesso à internet, visto também como grande marco no desenvolvimento da sociedade.
Os diversos benefícios proporcionados por este salto na evolução passaram a ser essenciais para a maioria das pessoas, já que a informação passou a estar praticamente ao alcance de todos. Hoje já notamos a evolução através das casas inteligentes, com vários dispositivos para facilitar e trazer bem-estar para o seu dia-a-dia.
O uso das lâmpadas inteligentes no seu dia-a-dia
Lâmpadas inteligentes são um dos vários dispositivos presentes em uma casa inteligente. Seu uso pode trazer diversos benefícios como:
- Economia: você pode programar as suas luzes para se acenderem quando tiver presença e se apagarem quando não houver ninguém no seu espaço;
- Praticidade: você quer meditar diariamente, mas seu tempo é curto? Pense comigo! Enquanto estiver no caminho da sua casa, com apenas um clique no seu celular você pode deixar o seu ambiente de “meditação” pronto;
- Decoração: você pode colocar suas lâmpadas em ambientes que quer harmonizar com cores específicas para deixar a iluminação local ainda mais personalizada;
- Bem estar: você pode aplicar suas lâmpadas a cromoterapia, que é uma terapia alternativa onde se utilizam cores básicas para auxiliar no tratamento de várias doenças.
Tudo isso pode ser controlado pelo seu celular! Basta um clique, ou então a criação de uma cena ou regra, para se beneficiar do que as lâmpadas inteligentes podem fazer. Como já citamos, você pode criar uma regra para suas lâmpadas se acenderem após às 18h apenas se houver presença no local e se apagarem se não houver ninguém nos eu espaço. Pode criar também uma cena, em que as luzes do seu ambiente de meditação ficarão na cor azul sempre que você acionar essa cena.
O legal de se ter uma iluminação com cores variadas é que permite que você faça cromoterapia de onde estiver. Como cada cor possui vibrações e propriedades terapêuticas específicas, a cromoterapia influencia o seu sistema nervoso através das cores de acordo com os objetivos do tratamento. Então, por isso, vamos te mostrar a influência das cores no organismo e como ela pode colaborar para o seu bem estar e o da sua família.
A influência das cores no seu bem estar
- Vermelho – É uma cor primária com propriedades estimulantes. Atua na ativação os cinco sentidos, do sistema nervoso central e do fígado, além de contribuir para a produção saudável de glóbulos vermelhos e hemoglobina.
- Laranja – É uma cor que pode aumentar a energia dos pulmões e do estômago, auxiliando também no tratamento das náuseas, por ser uma junção entre o amarelo e o vermelho. Pode aumentar sua pulsação, estimular a tireoide, estimular o crescimento dos ossos e auxiliar na produção de energia que se espalha pelo corpo.
- Amarelo – É uma cor que tonifica os músculos, ativa os gânglios linfáticos e melhora o sistema digestivo. Também estimula o intestinos, o pâncreas e os fluidos digestivos. É considerada purificante e ajuda a remover toxinas e parasitas do trato digestivo, imperfeições da pele e auxilia na purificação do sangue. A cor amarela pode ainda ajudar a melhorar estados de depressão, apatia e desânimo.
- Verde – É a cor mais abundante no planeta, presente na vegetação e contribui para o alivio da tensão. Equilibra o cérebro e a glândula pituitária, que controla todas as outras glândulas do corpo. É uma cor estabilizadora das disfunções crônicas e agudas e muito usada para aliviar gripes e resfriados e tratar infecções.
- Azul – Ajuda a eliminar as toxinas através da respiração. Estimula poderes intuitivos e constrói vitalidade. Também alivia a irritação, coceira, a dor de afeções cutâneas, a febre e as inflamações. A glândula pineal, que ajuda a regular o sono, também pode ser ativada por esta cor.
- Violeta – Contribui para o controle da fome, por interferir no metabolismo e ajuda a acalmar os órgãos do organismo, relaxar seus músculos, incluindo o coração. Também contribui para a purificação do sangue e no combate a infecções, além de ser um calmante usado em meditação, no sono e para alivio da dor.
Utilize lâmpadas inteligentes na cromoterapia
A cromoterapia é um tipo de tratamento complementar. Ela utiliza ondas emitidas pelas cores, que atuam em células do corpo e melhoram o equilíbrio entre o corpo e a mente. Como já vimos, cada cor apresenta uma função terapêutica diferente.
Nesta terapia, podem ser aplicadas uma diversidade de instrumentos, entre eles as lâmpadas inteligentes coloridas, ou, até mesmo roupas, alimentos, janelas coloridas ou água solarizada, por exemplo. Do mesmo modo, os benefícios da cromoterapia ou terapia das cores são diversos e geram sensação de bem estar, além de aliviar sintomas de algumas doenças como citadas acima. Além da cromoterapia, a internet das coisas vem para trazer conforto e bem estar para os usuários.
A Pixel TI, possui vários produtos que podem contribuir na iluminação personalizada da sua casa. Por isso, não deixe de conferir esses produtos na nossa loja. Para ficar por dentro das novidades do universo da Internet das Coisas (IoT), curta nossa página no Facebook, nos siga no Instagram, LinkedIn e assista aos nossos vídeos no YouTube.