Coronavírus: Como uma casa inteligente pode te ajudar?

Coronavírus Como uma casa inteligente pode te ajudar a se prevenir
Coronavírus Como uma casa inteligente pode te ajudar a se prevenir

Embora a pandemia de coronavírus e a mudança climática sejam questões diferentes. Elas compartilham duas características importantes: ambas são crises globais que ameaçam a vida de milhões de pessoas. No entanto, apenas uma crise inspirou uma ação drástica e difundida nos países de todo o mundo. Com o Covid-19, a doença causada pelo coronavírus, governos, empresas e indivíduos em todo o mundo adotaram medidas sem precedentes para combate desta guerra.

Os países foram fechados, aulas foram suspensas, eventos cancelados, fábricas fechadas, milhões entraram em home office e liberados fundos de emergência. Nenhum custo econômico foi grande demais para conter a propagação da doença. O coronavírus está provando que é possível fazer mudanças dramáticas e sacrifícios econômicos para salvar vidas. As mudanças climáticas podem aumentar os riscos associados a vírus e doenças como a gripe em geral.

Quais as influências do ar na disseminação do vírus?

As condições de temperatura e umidade são dados importantes acerca desse assunto. Os vírus respiratórios, ou seja, aqueles que se disseminam através do trato respiratório, têm mais facilidade de se reproduzir no frio. Segundo Thomas Pietschmann, virologista molecular e pesquisador no Centro de Pesquisa de Infecção Experimental e Clínica, chamado Twincore, em Hannover, os vírus possuem mais estabilidade em baixas temperaturas, semelhante aos alimentos que têm maior vida útil na geladeira. Quanto mais alta a temperatura, mais difíceis se tornam as condições para muitos vírus. “O coronavírus é cercado por uma camada lipídica, ou seja, uma camada de gordura, isso não é particularmente resistente ao calor, de modo que o vírus se extingue rapidamente com o aumento da temperatura” explica o cientista.

A umidade também possui grande influência na disseminação dos vírus respiratórios. Depois que os patógenos são removidos das vias aéreas com um forte espirro, eles pairam literalmente no ar. “Nos dias frios e, em sua maior parte, secos do inverno, as pequenas gotículas flutuam, junto aos vírus, por mais tempo na atmosfera do que nos dias de alta umidade”, diz Pietschmann.

Dessa forma, os patógenos podem se disseminar rapidamente. A princípio, no entanto, eles fazem isso silenciosa e secretamente. Do primeiro contato com esses agentes até os primeiros sintomas da doença, podem se passar algumas semanas. A duração desse chamado período de incubação depende das propriedades e da biologia do vírus.

Existe alguma solução facilmente escalável para minimizar os impactos?

A Internet das Coisas (IoT) é uma solução escalável e automatizada que teve um crescimento explosivo em outros setores, como manufatura automatizada, eletrônicos de consumo vestíveis e gerenciamento de ativos pode encontrar uma solução para minimizar os impactos da pandemia e ajudar as pessoas dentro de suas próprias casas.

A quantidade de vapor de água no ar ou umidade pode afetar o bem estar humano, bem como muitos processos de fabricação nas indústrias. Portanto, é importante monitorar o nível de umidade. Podemos concluir que essa crise realmente traz para casa o que importa para todos nós, que é a saúde e a segurança de nossos amigos, nossa família, nossas cidades e nosso país.

Existem inúmeras opções de dispositivos conectados à internet para auxiliar no monitoramento das residências, tornando seu lar uma casa inteligente. Os Sensores de Temperatura e Umidade podem ser usados em todas as soluções IoT, desde a fabricação até a agricultura. Eles encontram aplicação no monitoramento de aparelhos de ar condicionado, umidificadores, geladeiras e dispositivos similares usados ​​para controle ambiental. Com um Gateway IoT, o Sensor de Temperatura e Umidade pode ser vinculado a um Smart Plug. Nesse caso, é possível deixar um umidificador de ar ou um aquecedor ligado no Smart Plug e criar uma regra para ligá-los automaticamente quando for detectada baixa ou alta temperatura.

Agora que você já sabe que é possível minimizar ou mesmo proteger sua família, te convidamos para a curtir nossa página do Facebook, nos seguir no Instagram, LinkedIn e ver nossos vídeos no YouTube para ficar por dentro dessa tecnologia que pode sim, trazer não só conforto, mas segurança para toda sua família. Ainda virão mais soluções visando trazer conforto, comodidade e saúde para as pessoas.

Cuide de quem você ama!