Uma casa inteligente pode ser mais segura que as outras. Isso porque, no século 21, os objetos se tornaram inteligentes e fornecedores desses dispositivos começaram a usar sensores, acionadores, redes e processamento de dados em uma escala sem precedentes. Em meio a esse contexto, um ponto indispensável nessas soluções é a segurança. Além disso, sabemos que esses dispositivos estarão integrados e aplicados dentro da rotina de uma família.
Como já percebemos, objetos cotidianos, residências e cidades inteiras tornam-se cada vez mais integrados à Internet das Coisas (IoT). No entanto, esses sistemas conectados e onipresentes nem sempre são reconhecidos por todos, ou transparentes em seu comportamento. Sua onipresença leva a sistemas cada vez mais complexos, e essa complexidade em muitas vezes, acaba sendo difícil de proteger. Além dos desenvolvedores poderem cometer erros, muitas vulnerabilidades podem surgir nas interações entre sistemas diferentes.
Além disso, a medida em que a automação residencial atrai pessoas no mundo todo, por facilitar a vida de seus usuários, o seu uso também se voltou para a segurança residencial. Isso permite a aplicação de diversos dispositivos em várias situações, sempre de acordo com as necessidades do usuário.
A segurança dos seus dados em uma casa inteligente
Atualmente, a maioria das soluções de casas inteligentes disponíveis no mercado utiliza-se do Wi-Fi para operar. O Wi-Fi, apesar de ser boa solução, é vulnerável quando comparado ao ZigBee por exemplo, e pode sofrer sobrecarga de banda larga.
Veja um exemplo de vulnerabilidade do Wi-Fi: como proprietário de uma casa preocupada com a segurança, você instalou câmeras IP dentro e fora de sua casa para proteger sua família de assaltantes. No entanto, hackers com experiência em tecnologia ou até crianças com scripts podem quebrar seu sistema de segurança em casa e usá-lo contra você. Eles podem espionar despercebidos e vigiar sua propriedade, invadindo quando ninguém está em casa. Basta trocar a senha da rede, que o dispositivo perderá conexão.
Já no protocolo ZigBee, as mensagens que trafegam da nuvem ao Gateway são criptografadas e mesmo que alguém capture os dados, eles não serão legíveis. Além de que invadir um dispositivo configurado com protocolo ZigBee pode ser extremamente complexo.
Devido a esse fato, é de suma importância que usuários comuns tenham uma visão geral dos produtos que serão instalados em sua casa inteligente. Gerentes de instalações, desenvolvedores e outras pessoas responsáveis por essas instalações também devem estar atentos. Os usuários não devem comprar os dispositivos mais baratos e devem exigir manutenção adequada.
Como usar dispositivos inteligentes para uma casa mais segura
Um exemplo clássico é a integração de sensores, alarmes, câmeras de segurança e qualquer dispositivo móvel para lhe oferecer o máximo de tranquilidade e segurança possíveis. Ou seja, podem-se instalar sensores de presença em todos os ambientes e, via imagem de câmeras de segurança, saber exatamente o que acontece no seu lar o tempo todo pelo celular, tablet ou computador de onde estiver.
Também é possível monitorar locais, como cofres e portas internas com sensores de abertura e fechamento. Além disso, vincular sensores a sirenes e indicadores luminosos, com lâmpadas e fitas de LED, para fazerem indicação de que algo está fora do normal enquanto você não estiver em casa.
Além disso, é possível programar para receber notificações quando algo atípico ocorre. Seja uma porta destravada, alarme ou sensor acionado. Essa facilidade no acesso às informações faz toda a diferença quando a preocupação é proteger o seu lar e é o que torna a casa inteligente mais segura do que as outras. Soma-se a isso os fatos de que estes dispositivos se conectam a um Gateway que promove uma rede ZigBee, que como visto acima, é muito mais segura.
Conheça outros dispositivos para uma casa inteligente
A Pixel TI apresenta uma linha completa que visa automatizar a sua casa sem necessidade de reforma e proporcionar ainda mais conforto e segurança em seu lar. O sistema é controlado pelo aplicativo e-Comfort ou plataforma e-Comfort web. Caso queira saber um pouco mais sobre os dispositivos que podem transformar sua casa em casa inteligente, e proporcionar mais segurança, acessem nossa loja e confiram a linha e-Comfort da Pixel TI.
Experimente o futuro!
Fique por dentro das novidades do mundo IoT. Curta nossa página do Facebook, venha nos seguir no Instagram e LinkedIn, e assista aos nossos vídeos no YouTube.