Não há uma pessoa sequer que, nos dias atuais, não queira mais facilidade em qualquer atividade que realiza. Já vimos em outros posts sobre como a automação residencial pode facilitar as coisas. Uma casa inteligente é, na verdade, uma residência que usa dispositivos conectados à Internet para permitir o monitoramento e ação remota, bem como, o gerenciamento de seus aparelhos e sistemas.
O uso da tecnologia em uma casa inteligente
A tecnologia de casa inteligente, também conhecida como automação residencial ou domótica (do latim “domus” que significa casa), oferece aos proprietários segurança, conforto, conveniência e eficiência energética ao permitir que controlem dispositivos inteligentes, muitas vezes por um aplicativo em seus smartphone ou outro dispositivo em rede. Como parte da Internet das Coisas (IoT), os sistemas e dispositivos inteligentes operam juntos, compartilhando dados de uso do consumidor e automatizando ações com base nas preferências dos proprietários.
Agora veja uma simples situação, comum em muitas famílias. Pegue uma simples noite de cinema, por exemplo: uma ocasião cotidiana que, no entanto, requer uma enxurrada de multitarefas com antecedência. Depois que as crianças estiverem acomodadas na cama, você precisará verificar se as portas de entrada estão trancadas. As cortinas precisam ser fechadas. As luzes do andar de baixo precisam estar apagadas. O temperatura de ambientes sem ser o quarto podem descer alguns graus e você também deve ligar o alarme à noite em alguns espaços, agora que todos se acomodaram. Sim, são realmente muitos afazeres. Se ao menos houvesse um botão mágico para esse tipo de coisa… não é mesmo?
É, mas tem. Em uma casa inteligente, você pode controlar sua casa deixando inúmeros comandos previamente estabelecidos, tudo de forma automática. Estamos falando das regras e das cenas. Você sabe do que se trata? Vamos te explicar cada um deles e o que eles podem fazer por você.
Regras e cenas. O que são?
Vamos voltar um pouco ao momento do cinema. Mas agora da preparação para assistir ao filme. Você precisa fazer a pipoca, diminuir a intensidade das luzes e ligar a TV. Nesse caso, as cenas permitem que você realize várias funções em um único comando.
Por exemplo, crie na cena “Cinema”, as luzes da sua sala de TV ficam na intensidade de 10%, o ar condicionado vai para uma temperatura que você gosta e a pipoqueira começa a fazer a sua pipoca. Mas se a tempera deixou o ambiente muito frio, basta que você a altere no aplicativo que a sua cena será desfeita. As luzes continuarão com baixa intensidade até que você mude. Uma cena é realmente um cenário, você monta ele no seu ambiente e conforme necessitar pode ir desmontando aos poucos, sem interferir no funcionamento dos seus dispositivos.
Agora, se você prefere que os comandos de temperatura sejam feitos de forma automática, você vai precisar de uma regra. As regras são mais que um comando único, mas sim condições para as coisas acontecerem ou não dentro da sua casa.
Por exemplo, posso criar uma regra “Chegando em Casa”, onde ao abrir os portões, as luzes se acendem e o ar condicionado liga à uma temperatura de 25 ºC. Um excelente exemplo é também a regra “Hora de Dormir” em que as portas de entrada são trancadas, as cortinas dos quartos e ambientes se fecham, as luzes do andar de baixo se apagam e um sistema de proteção é ativado, caso alguém entre no andar de baixo durante a noite. Sim, tudo aquilo que você precisava checar antes, agora pode ser feito com apenas um toque ou até mesmo com a programação de horário.
Qual eu devo utilizar?
As regras e as cenas são extremamente necessárias para deixar a sua casa mais inteligente. O uso delas sempre vai estar atrelado a suas necessidades. Por exemplo, caso você possua uma assistente de voz, o uso de cenas pode ser muito prático para iniciar seu momento de “Cinema” ou deixar suas luzes preparadas para o seu “Jantar”. Elas são melhores usadas na criação de ambientes ou de ações em que você quer que vários dispositivos recebam um comando simultaneamente.
Já as regras, funcionam mais quando envolvem outros fatores, como por exemplo, se há ou não presença, se há ou não abertura ou fechamento de algum compartimento que deve ser monitorado. Também quando o consumo de seus eletrônicos atinge alguma determinada potência, se o seu ambiente se encontra em uma determinada temperatura e muitas outras possibilidades. Não apenas fatores que podem ser acompanhados pelos sensores, mas também horários, ou seja, às 23h quero que todas as luzes da minha casa se apaguem. Essa função permite que as coisas acontecem na sua casa de uma maneira dinâmica e por isso sempre falamos que ela ficará inteligente, já que ela não depende mais do seu comando e sim de alguns eventos acontecerem ou até mesmo do horário.
O primeiro passo é saber qual é a sua necessidade e o que você quer fazer. Depois disso vai ficar muito mais simples você mapear se deve usar uma regra ou cena e experimentar tudo que a tecnologia pode fazer pra facilitar também a sua vida.
Deixe sua casa inteligente com os produtos da Pixel TI
Gostou dessas funcionalidades? Então acesse a nossa loja e confira os produtos que podem deixar sua casa mais inteligente. A Pixel TI possui um sistema de automação residencial que permite a criação de regras e cenas. E tudo isso pode ser programado por você mesmo de forma simples, através do aplicativo e-Comfort ou plataforma e-Comfort web. Não perca a chance de ter uma casa que funciona enquanto você relaxa!
Fique por dentro de todas as novidades do mundo IoT. Curta nossa página no Facebook, nos siga no Instagram e LinkedIn e assista aos nossos vídeos no YouTube.