Entenda a diferença entre um alarme e um sistema de automação IoT automonitorável

Sistema de automação IoT
Sistema de automação IoT

O sistema de automação Iot automonitoravel vem se mostrando cada dia mais presente no nosso dia a dia. A praticidade e rentabilidade que o acompanham fazem com que ele esteja sempre evoluindo e trazendo todos os dias novidades jamais vistas. A cada ano surgem novas tendências tecnológicas, e com isso, produtos começam a ser testados no mercado de segurança eletrônica. O termo “Internet das Coisas” que era visto há poucos anos como tendência, hoje faz parte do nosso dia a dia. Já é possível controlar espaços através da internet e em qualquer lugar do mundo sem sair do seu conforto.

Os aplicativos chegaram pra ficar! Com isso, as empresas de qualquer setor já correm para se adaptar a essa realidade. É fácil notar que até nossas compras hoje, são muito mais fáceis de serem feitas via aplicativo. Com apenas um clique temos tudo na palma das nossas mãos sem precisar sair de casa.

No passado, o mercado de segurança eletrônica já passou por transformações. No início dos anos 2.000, era comum a segurança de mão armada e quase nada de tecnologia em locais importantes. Não que isso não exista mais, mas hoje já contamos com centrais de alarme com custo reduzido, sistemas de CFTV de altíssima qualidade de imagem, sistemas de monitoramento e mais outras vertentes possibilitadas pela tecnologia.

Mas e agora? Para onde o mercado de segurança eletrônica vai caminhar?

O que esperar nos próximos anos?

É visível que as “casas inteligentes “ estão se tornando cada vez mais populares e o sistema de segurança normalmente faz parte desse ecossistema. A automação residencial agrega sim o fator de segurança, mas não só isso. Ela ultrapassa os limites dessa vertente e oferece praticidade, conforto, economia, sustentabilidade e muito mais. Tudo isso porque os dispositivos de um sistema de automação IoT não possuem seus recursos confinados. Se usamos um dispositivo para segurança, ele também pode ser usado para iluminação.

Conceitos de inteligência artificial permitem que sistemas aprendam praticamente sozinhos sobre as características dos locais que estão vigiando. Além disso, é possível que criem ou alterem automaticamente padrões de comportamento considerados “normais”. Ao mesmo tempo, conseguem não somente identificar situações que fujam a esses padrões, mas também avaliar, classificar dentro de uma escala pré-definida de prioridades e iniciar a medidas de segurança contra uma ameaça. Para isso, é necessário apenas um sistema de automação que entenda e analise a situação, sem a necessidade de intervenção humana.

Interoperabilidade da tecnologia e segurança

Nesse contexto, empresas não apenas do mercado de segurança estão buscando cada vez mais a integração de possibilidades. Por exemplo, uma empresa de monitoramento, não necessariamente precisa oferecer serviços relacionados a alarme, ela pode expandir esse escopo trabalhando com o monitoramento de temperatura para câmeras frigoríficas, monitoramento de idosos, umidade do ar, rastreamento veicular ou mesmo pessoal. Afinal, quem não gostaria de ter certeza que seu filho chegou bem em casa após sair da escola?

Sem falar que esse monitoramento, em alguns casos, pode ser feito pelo próprio usuário. Mas nesse sentido, o que o impede de oferecer um sistema integrado e planos para ajudá-lo a extrair o máximo desse sistema? Além de garantir uma vigilância extra em momentos específicos, ele poderá utilizar esse tempo para aproveitar o que realmente importa e curtir o momento.

Estar conectado e de olho nessas possibilidades permite que sua empresa avance não só em relação as novidades tecnológicas, mas a deixa pronta para qualquer movimento importante do mercado.

Conheça o sistema IoT da Pixel TI

O sistema de automação e-Comfort, desenvolvido e fabricado pela Pixel TI, é um sistema automonitorável e que poderá agregar inúmeros benefícios não apenas a sua segurança, mas também para a sua vida.

Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais como o Facebook, Instagram e LinkedIn para mais conteúdos que o ajudem diariamente!