A cromoterapia pode fazer parte do nosso dia a dia de uma forma integral e com ela podemos mudar os nossos estados emocionais, através das cores. Esse método é baseado nas sete cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. Cada tonalidade tem uma função e aplicação diferentes, em vários setores e interesses da nossa vida, desde o trabalho, a saúde e até a decoração da sua casa.
Uma única cor oferece várias possibilidades para diferentes necessidades. Por exemplo a cor laranja: dentro de um ambiente, pode ser usada para estimular o foco, a coragem e aquecer o espaço. Já na saúde, age como desbloqueador e até no tratamento de doenças sérias, como câncer. Baseado na teoria da psicologia das cores, é uma ótima cor para melhorar a autoestima de alguém.
Outro exemplo prático: o azul ajuda a controlar a ansiedade e a acalmar, mas também serve como analgésico no setor da saúde, caso a pessoa sinta muita dor. Tem efeito também em quem está com febre alta. Em ambientes, traz sensação de aconchego e de profundidade, porque é uma cor profunda.
Da mesma forma, a aplicação das cores em uma residência ajuda a despertar sensações, estimular relaxamento e trazer tranquilidade, entre outros propósitos. E nesse momento começamos a inserir a Internet das Coisas (IoT) em conjunto com a Cromoterapia.
Como isso funciona na prática?
A Cromoterapia é utilizada nos cuidados com a saúde, cada cor na prática representa e aciona um sentido de cura biologicamente em nosso corpo. Assim, existem diversos estudos que interligam a Internet das Coisas com esta prática medicinal.
O exemplo mais próximo é a fita de LED da linha e-Comfort. A fita de LED é uma fonte de luz fabricada em formato de fita flexível, semelhante a um pisca-pisca, e que tem como principal característica iluminar e decorar e ainda neste cenário, auxiliar na saúde de toda a sua família.
Sua conexão é feita tanto por Bluetooth ou por nosso Gateway em qualquer cômodo de sua residência. O acesso é simples, com praticidade para todos que usam o aplicativo, tanto no aumento da intensidade, escolha da cor e na criação de cenários especiais.
Os significados de cada cor e suas devidas áreas de tratamento, ligados as cores de uma fita de LED: o azul combate o estresse, amarelo estimula o intelecto, vermelho atua no sistema cardiovascular, laranja alivia sintomas de doenças respiratórias, verde transmite tranquilidade e violeta ajuda a evitar problemas psicossomáticos.
Principais benefícios da Cromoterapia:
- Diminuição dos transtornos do sono;
- Alívio dos sintomas de determinada doença por meio de uma cor específica;
- Melhorias do bem-estar físico e mental;
- Auxílio no tratamento de dores de cabeça;
- Estimulação do sistema nervoso central;
- Melhorias no funcionamento do coração e da circulação sanguínea.
Alguma dúvida sobre o assunto? Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais como o Facebook, Instagram e LinkedIn para mais conteúdos que o ajudem diariamente!