Existem diversas opções de sistema de automação para a construção da sua Smart Home, como o Wi-Fi e ZigBee, porém eles apresentam algumas diferenças que devem ser observadas na hora de fazer a escolha. Hoje você vai entender a diferença entre essas duas automações!
Primeiro vamos entender a diferença entre cada sistema, pois ambos funcionam por meio de uma rede sem fio que se conecta aos aparelhos para que eles sejam comandados por meio do sistema de um celular.
ZigBee
É um protocolo sem fio que cria uma rede de conexões. Ele trabalha em uma baixa frequência e faz o uso de um hub (Gateway IoT), que é o centro do sistema e que promove a conexão de vários equipamentos para a transferência de informação por meio dessa rede. Também apresenta um consumo de banda mínimo, pois as informações que trafegam dentro de uma rede ZigBee são mínimas.
Wi-Fi
Esse tipo de conexão é feita entre os aparelhos e a sua própria rede de internet. Os equipamentos se conectam no modem e utilizam a rede como o canal para fazer esse contato. Assim como no ZigBee, eles são controlados por meio de aplicativos nos smartphones.
Para refletir: quais são os pontos positivos de cada automação?
O protocolo ZigBee funciona em uma baixa frequência. Dessa forma, ele alcança distâncias maiores dentro de casa. Como faz uso do Gateway, o ZigBee não necessita da rede de internet para enviar as informações e com isso a velocidade de acesso a sua rede de internet não será prejudicada.
Quando enviamos uma mensagem para um dispositivo que está um pouco afastado do Gateway, os outros equipamentos que estão no caminho funcionam como ponto e repassam o comando até chegar no destino. Esse sistema se chama mesh e ele já existe nos equipamentos deste protocolo.
Outro ponto positivo do ZigBee é que na ausência de internet, com um sistema bem preparado, a automação pode continuar operando normalmente. Isso garante segurança para os moradores de uma residência que possuem automação em sua casa.
Já sobre o Wi-Fi, o primeiro ponto positivo para listar é que esse sistema tem baixo custo para ser implementado na sua casa. Para isso, é preciso apenas de uma rede de internet sem fio e os equipamentos que se conectam ao Wi-Fi.
Outro ponto é que esses mecanismos que utilizam as redes Wi-Fi são mais fáceis de conectar na sua casa e não necessitam de uma central para comandá-los, como o hub.
Antes de tomar a sua decisão, considere:
- Quantos dispositivos serão necessários?
- Sua rede Wi-Fi tem ampla capacidade de cobertura?
- O espaço de cobertura é muito grande?
- Você precisa de um sistema operando o tempo todo sem interrupções?
Alguma dúvida sobre o assunto? Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais como o Facebook, Instagram e LinkedIn para mais conteúdos que o ajudem diariamente!