Casa inteligente: Você mora no século XXI?

Casa inteligente Você mora no século XXI
Casa inteligente Você mora no século XXI

Estamos no século da sustentabilidade e da tecnologia, onde a preocupação com o conforto anda em paralelo com a preocupação com o meio ambiente. A casa inteligente, também conhecida por Smart Home, virou tendência nos últimos anos e o Brasil começa a gostar dessa comodidade.

Esse conceito de moradia envolve o uso da tecnologia para garantir mais conforto, segurança e praticidade aos moradores. Além é claro, de oferecer total controle e conhecimento em relação ao consumo dos equipamentos.

Bem-vindos ao novo mundo

Imagine todos os seus eletrodomésticos ligados a uma Tomada Inteligente. Você, apenas com o seu smartphone, tem a possibilidade de ligá-los ou desligá-los, medir o consumo, e ainda criar regras ou cenários com os seus eletrodomésticos. Sim… o futuro chegou. A casa inteligente dos Jetsons, que teve o seu primeiro episódio transmitido no início da década de 60, se consolida no século XXI.

De acordo com uma pesquisa global de consumidores patrocinada pela Intel Security, 75% dos participantes espera obter benefícios pessoais vivendo em uma casa inteligente. Ainda, segundo a pesquisa, os dispositivos inteligentes geralmente considerados foram de iluminação (73%), eletrodomésticos de cozinha (62%) e termostatos ou sistemas de aquecimento (60%). Grande parte dos participantes esperam que as contas de gás e eletricidade (57%) e contas de aquecimento e resfriamento (55%) sejam reduzidas em uma casa inteligente.

A pesquisa ainda mostrou que para os brasileiros, o maior benefício de viver em uma casa inteligente.  Ter mais tempo de qualidade com a família (67%), mais tempo para si mesmo (54%), mais tempo para viajar (37%), mais tempo com os amigos (36%), mais tempo com os filhos (36%) e mais tempo para ler (33%).

A casa inteligente já está no Brasil

Por isso, a Pixel TI apresenta uma linha com várias opções de produtos feitos no Brasil. Com tecnologia de ponta e ainda com comunicação Zigbee, ou seja, não consome os dados da internet, pois os dispositivos “conversam” entre eles.

Segundo Priscila Rodrigues, engenheira de produto da Pixel TI, se todos os dispositivos se conectarem bem, funcionarem bem e forem fáceis de usar, suas experiências em casa inteligente serão executadas com muito mais tranquilidade. “Nós, da Pixel TI, nos dedicamos muito para trazer a melhor solução para o mercado. Pesquisamos, entendemos o que nossos clientes querem, por isso, todos os clientes que já adquiriram nossos produtos mostram satisfação”, enfatiza Rodrigues.

De acordo com informações do site Techaeris, grande parte da população do Brasil ainda não se adequou ao novo século. Enquanto isso, quase 70% dos americanos imaginam que, em cerca de uma década, as casas inteligentes serão tão populares quanto um smartphones. Além disso, mais de 80% dos compradores de imóveis dizem que as casas inteligentes estão entre suas preferências para uma possível aquisição. Enquanto isso, aqui na nossa terrinha, o conceito começa a ser difundido e alguns dispositivos conectados já estão disponíveis para compra.

E você, tá pronto para este século?

Fique por dentro das novidades do mundo IoT. Curta nossa página do Facebook, venha nos seguir no Instagram e no LinkedIn, e assista aos nossos vídeos no YouTube.