Internet das Coisas pós COVID-19: O que esperar?

Com a pós-pandemia, pautando nossas expectativas, uma nova era de Internet das Coisas pós COVID-19 começa a ser presente em nosso cotidiano.

Com a pós-pandemia, ou pós COVID-19 pautando nossas expectativas, uma nova era começa a ser presente e nada atípica em nosso cotidiano. Esse novo momento envolve algumas práticas já incorporadas ao nosso dia a dia, como o home office, as compras online, as videoconferências e os serviços de delivery. Certamente, a pandemia acelerou a transformação digital. 

Se tratando do Home Office, a rápida adaptação e resposta das organizações neste novo modelo se provou muito eficiente. Além disso, o uso da tecnologia teve um papel fundamental para este cenário, contribuindo diretamente na manutenção das operações das empresas, diante de tantas incertezas.

O sucesso do trabalho remoto deve se perpetuar mesmo após a pandemia e trazer benefícios em curto prazo. Em alguns setores, a Internet das Coisas oferece suporte não só à força de trabalho remota, mas também para a continuidade e evolução dos negócios e à eficiência operacional.

Desde o controle do horário de trabalho dos colaboradores pelo ponto digital e até mesmo apurar horas extras, estendendo a implantação de monitoramento remoto para máquinas conectadas e aprimorando a experiência do funcionário em escritórios inteligentes, com controle de temperatura, sensores que reduzem o consumo de energia, e até móveis inteligentes que aumentam a produtividade dos funcionários, podem fazer parte tanto de quem decide continuar trabalhando em casa, quanto dos que regressaram aos escritórios.

A Internet das Coisas tem a capacidade de permitir que os técnicos monitorem e mantenham o equipamento da indústria de manufatura, por exemplo, sem estar fisicamente presente, tornando o trabalho remoto. Sensores conectados ao software em nuvem permitem relatórios e dados acionáveis para monitorar a condição e o uso e, se qualquer violação do limite for detectada, os técnicos são alertados.

As soluções IoT industriais podem automatizar processos como esses conectando técnicos de serviço de campo por meio de tablets, wearables ou smartphones a sistemas de back-end. Isso permite programar e coordenar a manutenção preventiva e os reparos de emergência com facilidade, independentemente da localização. A manutenção predial por exemplo vem se aproveitando da coleta remota de dados reduzindo estoque, uma vez que equipes são enviadas apenas com peças necessárias para o reparo de um defeito já identificado remotamente.

Outro setor que pode se beneficiar das soluções de IoT é o de alimentos. O gerenciamento da cadeia de suprimentos pode ajudar as empresas a obter visibilidade de alto nível e insights acionáveis por meio de análise de dados. Com sensores, algoritmos, software em nuvem, plataformas e muito mais, a capacidade de rastrear ativos ao longo da cadeia de suprimentos significa menos necessidade de presença física, dando suporte a uma força de trabalho mais remota no gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Dentro da área da saúde, o crescimento da adoção de tecnologia em saúde em 2020 não é surpreendente, mas os investimentos são significativos. De acordo com o portal Fierce Healthcare, o financiamento para inovação em saúde, apenas no primeiro semestre de 2020 atingiu US$ 9,1 bilhões e espera-se que cresça a partir daí. A tecnologia IoT para saúde conectada está alimentando soluções inovadoras que oferecem suporte ao trabalho remoto por meio de segmentos como monitoramento remoto de pacientes, testes clínicos descentralizados e tecnologia de saúde vestível, como sistemas móveis de resposta a emergências pessoais. 

Tanto no trabalho remoto, indústria de manufatura, saúde ou cadeia de suprimentos, a pandemia provocou muitas mudanças, em especial a aceleração da transformação digital. Quando pensamos no mundo pós-pandemia, as empresas que estão tirando lições e vantagens de tecnologias como a Internet das Coisas, IA (Inteligência Artificial), VR (Realidade Virtual), e muitas outras, dessa nova realidade, sairão na frente. 

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